domingo, 4 de abril de 2010

Auto Imagem

Olha pra essa vestida ala Geisy ai em baixo



Gente essa sou eu. Dá pra acreditar?
Pior é q eu naum me vejo assim e naum me sinto assim. Só quando me vejo em fotos ou em videos é q me cai a ficha e eu vejo a realidade.

Ai fico deprimida. Muito deprimida!

Pq será q isso acontece? Quando engordamos muito perdemos a consciencia do nosso corpo.
Juro pra vcs q até uns dias atrás eu naum sabia q eu era assim.

Peguei isso emprestado do blog Auto estima:

"Auto Imagem

Pode parecer incoerente, mas mesmo com a balança acusando o excesso de peso, as roupas ficando muito justas ou sendo deixadas de lado ou mesmo amigos fazendo comentários, há pessoas que mantém uma imagem distorcida de si próprias, o que faz com que se retarde qualquer decisão de emagrecer.Essa atitude não é teimosia ou revolta. Não é algo feito de propósito, mas sim de maneira inconsciente.Em outras palavras, dependendo do momento que o indivíduo vive, lutar contra a gordura é muito difícil. Isso pode acontecer quando estamos fragilizados, em crise, tristes, sozinhos. Nessa hora, encarar o espelho e perceber que além de todos os problemas, existe mais um: o corpo. É muito duro.Nosso cérebro entende isso e ativa mecanismos de defesa. Dessa forma, você não vê, ou minimiza o que está estampado à sua frente (os quilos a mais) e segue a vida se enganando, porém "sem" sofrer.É exatamente isso que a mente do gordo quer: evitar o sofrimento, pois acredita que não está em condições de encarar os problemas de frente.
Existem vários mecanismos que retardam essa tomada de consciência: vestir roupas largas, com elástico na cintura para disfarçar a gordura, evitar olhar-se no espelho por inteiro, fugir de vídeos e fotos, etc. Também pode acontecer de o indivíduo não escutar os comentários sobre sua obesidade, pois o cérebro realmente não registra o que está sendo dito, novamente com o intuito de proteção. Tudo porque naquele momento é impossível tomar uma atitude.
Todo esse aspecto está relacionado à questão da auto-imagem (imagem que a pessoa tem a respeito de si própria). Quanto mais distante da realidade, maior será a dificuldade em emagrecer.Essa distorção pode ocorrer de 3 formas diferentes:

1. Você distorce a realidade e não se vê gordo. É o caso extremo de negação de si mesma. Age como se estivesse anestesiada para o mundo.
2. Você tem noção do seu tamanho, mas não está preparada para mudar: esse comportamento é característico do gordo iô-iô. Você percebe o problema e alterna suas reações, às vezes disfarça e, por outras, tenta resolver , quase sempre sem sucesso, porque falta a aceitação plena.
3. Você se aceita como está e se propõe a mudar: essa é a fase adequada para ter sucesso em seu tratamento (emagrecimento). Tem consciência da obesidade e existe a determinação para acabar com ela.

Para se chegar ao 3.º estágio, é necessário melhorar a auto-estima, se assumir como alguém com excesso de peso que precisa se responsabilizar por seu emagrecimento. Colocar a culpa dos quilos em excesso, em remédios, médicos ou dietas milagrosas são posturas que não existem mais.Temos que emagrecer a mente e não só o corpo se quisermos nos manter magros.No processo de emagrecimento, você deve ir alternando hábitos e ações de acordo com o novo corpo que for adquirindo, enfim a imagem mental de magra. Se você sofre com o problema de obesidade deve se testar em situações reais, para ver em que estágio se encontra."


2 comentários:

  1. eu tbm não me vejo gorda (em minha mente eu me vejo como eu sempre fui...com 52 kg)....é só nas fotos que eu me enxergo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. oi, amei seu site,vi suas fotos, estou na mesma situaçao que voce estava, mas agora estou perdendo peso, eu tambem estava com mais de 80 kilos,mas agora estou perdendo 1 kilo por semana,estou fazendo a dieta dos pontos, fui engordando depois que casei e nem percebi. foi quando fui comprar uma roupa e quase nao consegui achar uma que coubesse em mim, me revoltei e estou nessa dieta e muito boa,minha auto estima, esta voltando!

    ResponderExcluir

Meta Atual