terça-feira, 10 de agosto de 2010

Se hj eu estou postando a culpa é da Manú

Manú vc acertou em cheio. Tô com muito frio e fico morrendo de preguiça de postar.
Não sei o q acontece nessa casa q quando a noite chega faz tanto frio. Outro dia eu tava aqui navegando de luvas nas mãos pq tava difícil segurar o mouse e hoje estou toda enrolada no meu cobertor.
Mas a verdade é q só o q tenho conseguido fazer nesses dias frios e assistir dvd e dormi.
Me desculpe amigas blogueiras! Estou sendo sincera e tenho certeza q a mais forte de nos tbm sente vontade de se render ao chame do seu cobertor fofinho. Mas eu prometo q isso vai mudar. É só uma fase e sei q vai passar assim q o Sol voltar.
Bjokas!!!

Depressão de inverno pode causar sonolência e fadiga

Quadro clínico é parecido com o da depressão clássica, mas com algumas características inversas Regiões mais próximas aos trópicos da Terra têm as estações bem definidas e uma temporada de frio com dias curtos, noites longas, chuva, ventos e neblina. A soma disso tudo pode desencadear a depressão sazonal, um quadro clínico parecido com o da depressão clássica, mas com algumas características inversas.

A começar pela vontade de não sair da cama. Se quem tem o distúrbio tradicional enfrenta a insônia ou o sono intranquilo, pessoas que passam pela depressão de inverno sofrem com o excesso de fadiga e com a sonolência.

— O paciente fica com vontade de dormir muitas horas por noite e o sono bate durante o dia também — descreve o psiquiatra Acioly Lacerda, da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Outro indício da depressão sazonal é o aumento de apetite, principalmente por alimentos ricos em carboidratos. O corpo fica faminto por comidas bastante calóricas porque gasta mais energia para funcionar nos dias frios.

Essa mudança toda acontece por conta da liberação excessiva do hormônio melatonina, responsável por induzir o organismo ao período noturno. A pessoa também apresenta sintomas típicos da depressão comum: tristeza persistente, falta de ânimo e problemas de concentração.
— Mas não se trata de uma depressão grave. Não é comum haver uma tendência suicida nesses pacientes — diz Lacerda.

A turismóloga Ana Maria Siqueira, 27 anos, passou os últimos três anos em Londres, na Inglaterra, cidade famosa por seus dias cinzentos na maior parte do ano.
— Cheguei no auge do inverno, achava tudo lindo. Mas logo que precisei cair na rotina, trabalhar, acordar cedo, o clima atrapalhou bastante — conta Ana Maria, que voltou a morar em Brasília em março deste ano.

Mas nem todo mundo que fica triste durante o inverno está com a depressão sazonal.
— Isso não é um padrão, a pessoa tem que ter uma predisposição genética e biológica para a doença — esclarece Lacerda.

O psiquiatra explica que, nos países de alta latitude — como Inglaterra, Irlanda, Suécia e Noruega —, a maioria da população sofre de outro mal, a chamada síndrome anérgica de inverno, que se caracteriza pelo aumento da fa — afirma a nutricionista Joana Lucyk.
Essa vitamina é encontrada em leite e derivados, frutas e vegetais. O magnésio presente nos vegetais verde-escuros, e o triptofano, na banana e nas nozes, por exemplo, também ativam a serotonina. Uma vitamina com leite integral, cacau em pó, nozes e banana ajuda na produção desse hormônio.


As diferenças

_ Os sinais da depressão sazonal são basicamente os mesmos da depressão tradicional: desânimo, dificuldade de memória e concentração, pessimismo._ A diferença é que a depressão sazonal provoca aumento de apetite, ao contrário da clássica._ Outra característica típica do distúrbio de inverno é o excesso de sono. A doença clássica, geralmente, provoca insônia.diga e da indisposição.

-Os dias cinzentos atrapalham a produção da serotonina, um hormônio ligado à sensação de saciedade e bem-estar.

— A luz solar é muito importante para a ativação da vitamina D, um dos nutrientes que auxiliam a produção dessa substância

CADERNO VIDA - ZERO HORA

Um comentário:

  1. hauaaa
    adorei o título do post!!! que linda :-)
    Tb gostei muito da matéria...muito boa a pesquisa Jé!!
    Jessica saindo do casulo das cobertas...hauuaaa
    to indo pro meu jaja...bjo e boa noite =)

    ResponderExcluir

Meta Atual