sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Borboletas e suas simbologias (minha inspiração)

Sei q esse assunto aparentemente não tem nada a ver com dieta, mas achei um texto super interessante sobre borboletas e sua simbologia. Eu adoro borboletas e elas sempre foram uma inspiração pra mim. Não é a toa q o nome do meu Blog é Operação Borboleta.



"De imediato, a borboleta é considerada símbolo da ligeireza e da inconstância. No Japão, ela é o emblema da mulher; mas duas borboletas figuram a felicidade conjugal. Um outro aspecto do simbolismo da borboleta se fundamenta nas suas metamorfoses: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta a que sai dele é um símbolo de ressurreição. É ainda, se se preferir, a saída do túmulo. Um simbolismo dessa ordem é utilizado no mito da Psique, que é representada com asas de borboleta. Entre os astecas, a borboleta é um símbolo da alma, ou do sopro vital, que escapa da boca do agonizante. Uma borboleta brincando entre flores representa a alma do guerreiro caído nos campos de batalha.
Todas essas associações decorrem da associação analógica da borboleta e da chama, do fato de suas cores e do bater de suas asas. Assim, o deus do fogo entre os astecas leva como emblema um peitoral chamado borboleta da obsidiana. O sol, na Casa das Águias ou Templo dos guerreiros era figurado por uma imagem de borboleta.
Um apólogo dos balubas e dos luluas do Kasai (Zaire central) ilustra ao mesmo tempo a analogia alma-borboleta e a passagem do símbolo à imagem. O homem, dizem eles, segue, da vida à morte, o ciclo da borboleta: ele é, na sua infância, uma pequena lagarta, uma grande lagarta na sua maturidade; ele se transforma em crisálida na sua velhice; seu túmulo é o casulo de onde sai a sua alma que voa sob a forma de uma borboleta; a postura de ovos dessa borboleta é a expressão de sua reencarnação (FOVA). Do mesmo modo, a psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento."


Extraído da 20ª edição do fabuloso Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.

5 comentários:

  1. oir flor obrigada pela visita. Bom no natalç vou liberar sim, uma vez no ano neh q podemos fazer estragos rsrs, mas com moderação claro, então sempre procuro fazer uma alimentação bastante equilibrada e levinha durante o dia, para poder apreciar a ceia, e tbm substituo os ingredites refinandos por integrais e por lights ai as caloris são menores e tudo fica gostosooo, neh mesmo adorei seu cantinho ja estou lhe seguindo bjs tenha um lindo sabadoi light

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica
    Adorei esse seu post sobre as borboletas. Adoro o significado dos símbolos. Eu penso que emagrecimento não é somente ligado a comida, mas a vida inteira. Comer é um prazer. Largar esse prazer é difícil, porém não impossível. O ser humando precisa de outros prazeres para suportar a ausência de comida. Uma forma é ler sobre assuntos variados e compartilhá-los. É isso que você fez nesse post. Descubra maneiras de ter prazeres diferentes e não enfoque somente na comida que você terá sucesso.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  3. olá jessica, adorei seu blog, vi que emagreceu bastante, é isso aeee com força de vontade chegaremos lá ... bom fim de semana !!!

    ResponderExcluir
  4. LUXO E PERFEIÇÃO EM MAQUIAGEM COM GLAMOUR E PRATICIDADE :

    DIA DA NOIVA, FESTAS, RUGAS DE EXPRESSÃO, ETC....

    Sugestão para os maquiadores profissionais e os adeptos da perfeição em maquiagem

    As AMPOLAS LIFTING COUP d´ECLAT do laboratório asepta da França que amenizam as rugas de expressão e a tez cansada por ate 8 horas e podem tambem ser misturadas à base de maquiagem por serem incolores .

    Não irritam a pele e são ate indicadas por dermatologistas para as rugas de expressão

    ASEPTA FOI O INVENTOR DO LIFTING INSTANTÂNEO E É ATE HOJE O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DESSAS AMPOLAS

    O acabamento e simplesmente glamouroso como a origem do produto, produzido em Mônaco, na Rivieira Francesa .

    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURAVEL:

    3 MINUTOS após a aplicação as diminuições da amplitude do relevo e do relevo médio de 6% são observadas em 59 e 65% dos voluntários.

    4 HORAS após a aplicação do produto, a diminuição de – 10% da rugosidade assim como as diminuições significativas de -15% da amplitude do relevo e do relevo médio nos permitem concluirmos num efeito tensor significativo 4 horas após a aplicação.

    8 HORAS após a aplicação, a diminuição de -9% da rugosidade assim como as diminuições significativas de -14% da amplitude do relevo e de – 12% do relevo médio nos permitem concluirmos num efeito tensor significativo 8 horas após a aplicação do produto.

    O produto tem permitido melhorar significativamente a qualidade da duração da base de maquilagem ate 8 horas após a sua aplicação: respectivamente, ρ=0,023 após 2 horas, ρ= 0,011 após 4 horas e ρ=0,007 após 8 horas.

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):

    www.asepta.com ( da França )
    www.asepta.com.br ( no Brasil )

    a Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, saisdaterra,... )


    TER AMPOLAS LIFTING COUP D´ÉCLAT NA BOLSA É A SEGURANÇA DA MULHER DE SEMPRE ESTAR PRONTA PARA QUALQUER EVENTUALIDADE OU COMPROMISSO SOCIAL DE ULTIMA HORA

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica!
    em passeio pelos blogs encontrei o seu!
    parabéns pelo emagrecimento já conquistado, tenho certeza q logo irá emagrecer ainda mais e ficar mais bonita!
    ótima semana!
    Bjinhos!!

    ResponderExcluir

Meta Atual