quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como superar o efeito sanfona?

Efeito sanfona é o ato de engordar e emagrecer repetidas vezes. Esse efeito normalmente acontece após dietas muito restritivas, pois a pessoa não agüenta manter por muito tempo essa alimentação e volta a comer em excesso, voltando de novo ao peso indesejado.


Muitas pessoas passam a vida inteira tentando emagrecer, ou seja, sonham com um corpo escultural e fazem milhões de dietas para conseguir o seu objetivo. Só que muitas vezes não pensam na saúde, pagando qualquer preço para ter apenas um corpo bonito.

Isso porque a pessoa não muda seus hábitos alimentares inadequados e acaba retornando ao seu peso. Após tantas oscilações de peso, o organismo acaba criando maior resistência a emagrecer e manter o peso desejado se torna cada vez mais difícil.

Para que isso não aconteça, é preciso incorporar certos hábitos alimentares porque ninguém consegue passar a vida inteira fazendo dietas, comendo só sopas, só frutas ou tomando medicamentos.

Mas por que ocorre o efeito sanfona?

As nossas células de gordura são formadas ainda na infância e quando se come muito e de forma desequilibrada, estas células incham, se dividem e aumentam. Essas células não são perdidas quando engordamos, elas permanecem no nosso corpo.

O cérebro interpreta a eliminação de peso como uma ameaça à integridade do organismo e “queima” menos calorias, ou seja, o metabolismo se torna mais lento. É uma forma de preservação, para que o peso perdido possa voltar. É assim que ocorre o efeito sanfona.

Como o cérebro tende a manter o maior peso adquirido é preciso manter o mesmo peso por um tempo relevante para que o organismo se adapte a esse novo peso.

As pessoas devem se conscientizar que estar acima do peso é um problema sério e que deve ser tratado de forma equilibrada e consciente, respeitando o corpo e suas necessidades.

O efeito sanfona também causa sérios riscos à saúde. Como o enfraquecimento do sistema imunológico, doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias.

Para sair do efeito sanfona é importante deixar as dietas de lado e manter uma alimentação equilibrada para o resto da vida. As vantagens são inúmeras, desde que você mantenha a nutrição adequada das células, para que exerçam suas funções corretamente.

O lado ruim é que emagrecer com saúde leva mais tempo e requer maior disciplina e força de vontade já que o organismo precisa se adaptar à nova alimentação.

Alguns estudos relacionam o efeito sanfona com riscos para saúde, como um sistema imunológico mais prejudicado e risco para doenças coronarianas, hipertensão, colesterol elevado e outras dislipidemias. Para evitar tais doenças é fundamental ter bons hábitos alimentares e praticar atividade física regularmente. Assim, ocorre a manutenção do peso desejado, que se estende por toda a vida.

Fonte:http://www.magraemergente.com/obesidade-emagrecimento/como-superar-o-efeito-sanfona

Um comentário:

Meta Atual