quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Queda de Cabelo

Ainda falando de Checap... Eu sei! Eu sou neurótica e vivo no médico. kkkkkk...
Ontem tive outra consulta, dessa vez com um Dermatologista. Fui vê-lo pq há mais ou menos 1 mês venho notando uma queda significativa das minha madeixas. :(
Comecei a desconfiar q fosse por conta da dieta... sei lá!
Por isso procurei o médico. Mas confesso q fiquei meio confusa. Ele mal me examinou e disse q meu problema era GORDURA. kkkkk... acho q esse médico é doido.
Disse q era meu metabolismo e q eu tinha q fazer DIETA. kkkkk... De novo essa conversa.
Me passou uma vitamina, um shampoo e me proibiu de comer tudo q tivesse gordura e outras coisas como : chocolate, amendoim, leite, margarina, bebida alcoólica, açúcar, e frituras.
Éh! Não tem outro jeito. O negocio e ficar só no alface mesmo. Tô F...!

Achei essa materia super interessante sobre queda de cabelo. Ela é meio comprida mais vale a pena ler.
Fico por aki!
Bjokas!!!


 Queda de Cabelo



Alterações significativas na aparência dos cabelos podem impactar seriamente a auto-estima das pessoas. A queda de cabelos pode causar sérias conseqüências emocionais – tanto para homens como para mulheres.

Os cabelos não servem somente como um aliado estético, mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares.

O principal indicativo de cabelos saudáveis é quando a cutícula do cabelo tem um padrão regular. Isso faz com que as moléculas de água e de proteína mantenham-se no cabelo – mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

Mas quando nosso cabelo começa a cair ou está com sua estrutura alterada, isso pode ser indício de doenças.

As causas para a queda de cabelo podem ser internas ou externas.

Causas Externas

As causas externas da queda de cabelo geralmente são provocadas por desgastes por produtos químicos, tais como:

Permanentes;Tinturas;Tração dos fios – como em sessões de alisamento – ou por pressão provocada por penteados que puxam o cabelo para traz;Acúmulo de resíduos de cremes no couro cabeludo.Mas a causa da queda não necessariamente é de origem química. Entre as causas comuns de origem não-química estão exposição excessiva aos raios ultravioleta, uso de secadores e escovação brusca.

Em ambos os casos, ocorrem anomalias na disposição das cutículas e, conseqüentemente, na estrutura dos fios e do couro cabeludo, deixando-os danificados. Nesses casos – em que as escamas ficam abertas, provocando perda de brilho, umidade e resistência – faz-se necessário um tratamento profundo e intensivo. Esse tratamento deve ser à base de cremes específicos para a recuperação dos fios. Além disso, deve-se parar completamente com o uso dos produtos químicos nos cabelos, até que eles estejam novamente revitalizados.

Quando os cabelos estão caindo em grande quantidade ou quando tornam-se mais finos e escassos, não se deve dispensar a consulta a um dermatologista para descobrir com precisão a causa.

Os especialistas na área irão avaliar o problema do paciente, buscando informações sobre sua dieta, uso de medicamentos, vitaminas tomadas nos últimos seis meses, histórico familiar e doenças recentes. No caso de mulheres que apresentam esta queixa, o médico deve perguntar sobre o ciclo menstrual, gravidez e menopausa.

A próxima etapa é fazer um exame do couro cabeludo, analisando os fios de cabelo ao microscópio. Testes laboratoriais mais específicos também podem ser indicados, como por exemplo, a biópsia do couro cabeludo.

Causas Internas

Má Alimentação

Uma alimentação rica em vitaminas e proteínas é essencial para o fortalecimento dos fios. Por isso, para obter os nutrientes necessários, procure seguir uma dieta equilibrada que contenha:

Zinco, presente em alimentos como carne vermelha, frango e peixe;Aminoácidos lisina, cisteína e prolina, presentes em carnes;Beta-caroteno, presente em vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura;Vitaminas do complexo B, presentes em grãos, nozes, legumes, cereais integrais.O ferro é um dos componentes mais importantes para a saúde do cabelo. A reserva de ferro no organismo deve estar alta. Algumas pessoas não ingerem ou não absorvem bem o ferro. Mulheres com o período menstrual muito longo ou com grande volume perdem muito ferro e ficam anêmicas. A detecção da redução do ferro no sangue é feita através de exames laboratoriais, podendo esta ser corrigida pelo uso de comprimidos ou medicações que contenham ferro.

Pós-parto

Geralmente após o parto, ocorrem casos de queda de cabelo em algumas mulheres. Porém, essa queda é perfeitamente normal, ocorrendo enquanto o organismo da mulher se recupera dos desequilíbrios hormonais da gravidez. Outro fator agravante é a amamentação — período em que a mãe dispõe de muitos nutrientes para o bebê através do leite.

A queda de cabelo normalmente inicia-se de 2 a 3 meses após o parto, normalizando-se naturalmente no prazo de 1 a 6 meses.

Durante este período, valem os conselhos habituais: evite banhos muito quentes, escovação exagerada e realize massagens no couro cabeludo com as pontas dos dedos. Não há restrições após o parto com relação ao uso de tinturas, tonalizantes e procedimentos químicos – como permanente e alisamento.

Micoses do couro cabeludo

Essa infecção é contagiosa e mais comum em crianças.

Inicialmente formam-se pequenas áreas de descamação que podem se estender e resultar em áreas de fios quebradiços, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e infiltração. O tratamento deve ser feito através de medicação oral.

Uso das pílulas anticoncepcionais

Mulheres que apresentam queda de cabelos ao utilizarem pílulas anticoncepcionais geralmente já apresentam uma tendência prévia a terem menor quantidade de cabelos. Se a queda efetivamente ocorrer, a usuária deverá consultar seu ginecologista na tentativa de substituir o anticoncepcional usado.

Quando a mulher interrompe o uso do anticoncepcional, ela poderá perceber que a queda do cabelo inicia-se de 2 a 3 meses após esta interrupção, podendo permanecer até 6 meses.


Distúrbios da glândula tireóide

Com relação à produção dos hormônios da tireóide, tanto a diminuição (hipotireoidismo) como o aumento (hipertireoidismo) podem ser causas de queda de cabelo. Estas alterações podem ser diagnosticadas através de exames laboratoriais. O tratamento correto das doenças da tireóide pode corrigir efetivamente a perda capilar.

Febre alta e infecções

Uma gripe forte pode levar a uma queda excessiva dos cabelos por algum tempo, cessando espontaneamente.

Tratamentos para câncer (quimioterapia e radioterapia)

Alguns tipos de tratamentos para câncer farão com que as células responsáveis pelo crescimento dos cabelos parem de se multiplicar. Os cabelos começam, então, a ficar finos e quebradiços. Isto ocorre cerca de 1 a 3 semanas após o início do tratamento. Pacientes podem chegar a perder mais de 90% dos seus cabelos. Depois de terminado o tratamento, o crescimento capilar reinicia-se normalmente.

Cirurgia e medicação intensa

Alguns medicamentos usados no tratamento de gota, artrite, depressão, problemas cardíacos, hipertensão arterial e anemia contribuem para o problema. O excesso de vitamina A também pode levar à queda.

Calvície hereditária

É a causa mais comum, sendo que esta tendência pode ser herdada tanto do lado materno quanto do lado paterno da família.

Alopecia Areata

É o tipo de queda de cabelo que leva a uma área pequena e arredondada totalmente sem cabelos (“pelada”).

Outras causas

O estresse psíquico;Tabagismo;
Abuso de bebidas alcoólicas;
Menopausa;
Ovários policísticos.

Fonte:http://belezaesaude.dae.com.br/queda-de-cabelo/

5 comentários:

  1. Jessica!
    meu deussss... a queda de cabelo esta ligado a praticamente tudo hein!
    socorro... haha
    então... acho q qdo fazemos dieta e ficamos com alguma vitamina em falta... eles caem tb um pouco...
    nunca tinha ouvido falar disso de gordura cair... mass o medico estudou mais q nós e sabe o q diz né..
    espero q melhore isso!
    Bjinhoss

    ResponderExcluir
  2. nao li todo o post sobre a quda de cabelo, mas já tive esse problema e o meu foi por stress
    agora vc vai ficar magra na marra hein, te cortaram tudo né..rsrsrs
    vc vai conseguir tenho certeza.
    Melhoras aí. bjus

    ResponderExcluir
  3. oiiii Jessica quantos problemas está relacionado a queda dos cabelos, eu inclusive estou com quedas porém a culpada e dos produtos químicos, que passo na minhas madeixas.
    mas o seu deve ser á alimentação mesmo pode ser algum nutriente que deve estar em falta em seu organismo, enfim espero que melhore , e também desejando um bom final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom??

    To passando só pra lembrar que hoje começa a 5ª pesagem do Desafio de Outono. Poste seu peso até dia 31/01/2011. Ok ???

    Lembrando que o participante que ficar mais de 2 pesagens consecutivas sem postar a pesagem será excluída do desafio....

    Bjuss
    http://desafiodasestacoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu tbm sofri com isso.Era fazer uma dieta restritiva e meu cabelo caía todinho.Começava a comer normalmente e tudo voltava ao normal.Cabelos presos direto tbm influencia.Tenho progressiva e lavo meus cabelos a cada 3 dias.Percebo que ficam oleosos,principalmente na raíz.Tive que começar a lavá-los dia sim,dia não.Cabelos menos presos tbm ajuda.E comer pouca gordura tbm.Eu tenho bem pouco cabelo por causa disso.Come bastante frutas e legumes que você vai ver a diferença.E não esqueça de usar um bom xampu e não passar condicionador na raíz.Ah,nem lavar com água muito quente,sempre morna,nunca fria.Beijos e que tudo se acerte...

    ResponderExcluir

Meta Atual