Deixando de ser uma lagarta gordinha para me trasnformar numa linda borboleta
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
Ultimo post de 2010... Minha retrospectiva
Como foi 2010 pra vc?
Esse ano q se passou foi bem complicado pra mim. Na verdade pra falar de 2010 eu tenho q dividi-lo em duas partes.
O começo do ano foi bem difícil. Voltei a trabalhar num lugar em q eu não me sentia bem, tive muitos problemas no meu casamento e engordei bastante. Chorei muito tbm. Nooossa!!! Como eu chorei nesse ano de 2010. Mas como nem tudo são lágrimas...
Sai do meu serviço, comecei a emagrecer e meu casamento aos poucos foi se ajeitando. Reformei a casa e tudo caminhou bem no finalzinho de 2010. Então posso dizer q 2010 foi bem complicado, mas me trouxe muita coisa boa tbm. E sou grata a isso.
Agora vamos falar de 2011...
O q vc espera de 2011?
Bom...Eu espero tudo de bom. E quero fazer de 2011 um dos anos mais felizes da minha vida. kkkkkkkkkkk.... Com fé em Deus!
Minhas promessas para 2011:
1. Eliminar os 16 quilos q faltam pra eu chegar na minha meta
2. Me exercitar muito
3.Casar no civil
4. Dirigir
5. Sair muito, mas muito mesmo. Ir a lugares q eu ainda não fui, como num zoológico por exemplo. kkkkkk... Nunca fui, vcs acreditam?
6. Fazer algum curso
7. Me divertir
8. Chorar só se for de alegria
9. Discutir menos
10. Postar com mais freqüência no meu Blog
11. Ser mais independente. Acho q as vezes eu espero muito dos outros pra fazer as coisas. Quero q nesse ano eu faça mais por mim mesma.
Bom... é isso! Fico por aqui.
Desejo as todos um 2011 maravilhoso, cheio de amor, paz e muitas alegrias. E q todos nos que estamos ai na luta por um corpo mais belo e saudavel alcancemos nosso objetivo em 2011.
Bjokas!!!
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Balanço de Natal
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Natal e Ano Novo, o que fazer para não engordar?

Chegou as festas do final de ano, e com elas as comilanças. Quem não espera por esse momento… panetones, chester, perú, leitoa, carneiro, tender, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas. Mas é nessa época que muita gente recupara o peso que demorou mais de dois meses para conseguir perder. Depois que passam as festas começa toda a batalha novamente. Será que esse é o caminho correto? Com certeza não.
Para começar precisamos pensar que a comilança do Natal e Ano Novo faz parte da nossa cultura. Não dá para fazer como algumas pessoas radicais fazem de deixar de comer na ceia só porque querem perder peso. Isso está totalmente errado. A frustação leva a compensar em algum outro momento. Ou seja, você deixa de comer na ceia e na primeira oportunidade vai comer muita quantidade de qualquer outro alimento. Lembre-se que não é a ceia de Natal que tem que mudar e sim você mudar o seu comportamento na hora de comê-la. Segue algumas dicas para você conseguir isso.
- Faça as suas refeições no dia da ceia normalmente. Inclusive as intermediárias. Muitas pessoas não comem quase nada o dia todo para chegar a noite e comer tudo o que deixou de comer durante o dia. Mas lembrem-se que sempre que entrar muita energia de uma única vez, o corpo utiliza o que ele precisa e o resto ele estoca.
- Evite beliscar enquanto prepara os alimentos. Com beliscos perde-se a noção da quantidade que foi ingerida.
- Enquanto não chega a hora da ceia evite beliscar muitas castanhas, nozes, frutas secas o dia todo. Apesar de serem ótimas para a saúde, são muito calóricas e em excesso contribuirá bastante para o aumento de peso.
- Cuidado com a bebida alcóolica. Copo vai, copo vem e muitas calorias entram.
- Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante a ceia. O desespero e vontade de todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos.
- Utilize produtos light de maionese, requeijão, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
- Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados e nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia nós temos o ano inteiro.
- Faça sobremesas com menos gordura para compensar as carnes servidas na ceia.
- No dia da ceia e do almoço do Natal ou ano Novo faça caminhada ou alguma atividade física.
Seguindo essas dicas, com certeza você conseguirá manter o peso durante a época de festas. Boa sorte e Boas Festas!
Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Dia de pesagem... 19 quilos eliminados.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Q triste!
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Caminhada

Caminhada: atividade simples e eficaz Estudos realizados em centros de pesquisas do mundo todo comprovam que a mais simples de todas as atividades físicas - caminhar - é uma forma surpreendentemente eficaz de emagrecer e tonificar o corpo.
A caminhada é uma atividade fácil de ser realizada, mas mesmo que você caminhe todos os dias isso não quer dizer que o faça corretamente.
A caminhada a passos rápidos ou caminhada forçada e ininterrupta queima muito mais calorias do que a caminhada a passo normal.
Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros.
Esta atividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida.
Mas para caminhar rápido, também é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e assim, realizar uma atividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).
Quando você já estiver realizando longas caminhadas de maneira fácil, poderá iniciar treinos intervalados, onde irá alternar caminhada e corrida, de preferência com acompanhamento de um professor de Educação Física.
Mas o uso de técnicas corretas é fundamental:
- Observe a batida do calcanhar que deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos.
- Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.
- Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.
- Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros.
- Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.
- Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve mais o impacto com o solo.
- Se você sentir dor nas canelas diminua a velocidade e evite as ladeiras.
- Faça alongamento antes e depois das caminhadas.
- Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício.
Trabalhe da seguinte maneira:
Semana Duração Freqüência
Primeira semana 30 minutos 3 vezes/ semana
Segunda semana 40 minutos 3 vezes/ semana
Terceira semana 45 minutos 4 vezes/ semana
Quarta semana 50 minutos 5 vezes/ semana
Andar é fácil, gostoso, barato e faz bem. Aproveite o tempo que você tem e caminhe para a saúde mental e física que esta atividade proporciona.
Data de publicação: 15/10/2001
Matéria assinada por:Valéria Alvin Igayara de SouzaCREF 7075/ GSP – Especialista em treinamento.
sábado, 4 de dezembro de 2010
Auto Sabotagem
Dificuldade inicial - Esse é o maior empecilho para a realização de nossos projetos pessoais. Através da auto-sabotagem, justificadas por uma série de desculpas e atitudes, destruímos aquilo que mais amamos e desejamos
Quaisquer que sejam os caminhos que sua vida percorra, cedo ou tarde, você irá perceber que tanto as melhores oportunidades, quanto as maiores dificuldades estão em você e não nos outros. É sempre mais fácil culpar aos outros e à vida por nossas desistências e fracassos e pela ausência de oportunidades. Mas o caminho mais fácil não é, necessariamente, o melhor caminho.
Quanto antes percebermos que nós mesmos sabotamos nossas possibilidades de felicidade, sucesso e prosperidade, melhores serão nossas chances de vitória, porque o tempo não pára e a oportunidade não espera especificamente por você, mas por alguém com atitude suficiente para aproveitá-la.
É inquietante a incoerência humana. O homem destrói, com suas próprias atitudes, aquilo que mais ama e deseja. Matamos antecipadamente nossos sonhos por medo que eles não se realizem.
Sonhos, realidade e dificuldades
Quando estabelecemos um objetivo, uma meta ou um sonho, estamos no mundo da imaginação e do desejo, onde tudo é possível. Imediatamente quando começamos a caminhar para realizá-los entramos na estrada da realidade. E na dimensão da realidade, o sonho encontra as dificuldades.
Ao sentirmos a presença inicial da dificuldade e, prevendo que outras maiores virão, começamos a colecionar desculpas nobres para justificar o nosso possível fracasso na realização do sonho. Admitir um fracasso antecipadamente sem participar da luta para superá-lo é, de fato, o início do fracasso.
Aqui, exatamente aqui, frente às dificuldades iniciais, começamos a fazer amizade com o fracasso: começamos a nos auto-sabotar. Imediatamente procuramos algo ou alguém para depositar a culpa pela não-realização do sonho: são os pais, a companheira, o companheiro, o mundo, o mercado, o universo, o destino…
A verdade é que começamos a desistir logo no início da jornada. E essa desistência tem uma explicação simples: com medo de tentar muito e depois “morrer na praia”, abortamos o sonho. Preferimos trocar uma possível frustração futura, que julgamos ser maior, por uma frustração imediata menor.
E para enganar a nós mesmos usamos toda a nossa criatividade para desenvolver desculpas nobres que encubram nossas atitudes pobres.
Começamos a dizer:
- “Na verdade eu não queria isso tanto assim! Não tinha mesmo tanta importância…”
- “Foi melhor que as dificuldades apareceram, não daria certo mesmo!”
- “Ainda bem que as dificuldades me mostraram que isso não era pra mim, se realmente fosse as coisas seriam mais fáceis!”
Mentimos escancaradamente para nós mesmos e para todos aqueles a quem não queremos decepcionar, alegando que desistimos de algo pequeno e sem importância, quando estamos desistindo do que tem mais importância: nossa disposição para lutar e vencer.
Queremos ser felizes, prósperos e obter sucesso, mas temos receio de não conseguir ou não manter essas conquistas. Observe as relações amorosas: com medo do abandono, acabamos por estabelecer relações tormentosas baseadas na cobrança excessiva, na agressividade, no ciúme, no controle e na manipulação. Tudo isso só nos aproxima mais rápido da perda e do abandono.
Reflexão e atitudes
Esta é uma das mais profundas incoerências humanas, matar aquilo que mais desejamos alcançar e manter. Pare neste exato momento e reflita sobre atitudes que você está adotando que são absolutamente contrárias aos seus objetivos. Reflita sobre como você vem usando sua criatividade para encontrar desculpas nobres para atitudes pobres e pare de se auto-sabotar.
A maior de todas as tolices é tornar-se seu próprio inimigo, lamentavelmente é também a mais comum.

A propósito: pare de se auto-sabotar com esta culpa por ter se sabotado tanto até agora. Culpas não resolvem nossas vidas, agravam. Transforme a culpa em responsabilidade. Torne-se responsável em escrever uma nova história de agora em diante e de perceber e corrigir cada vez mais rápido qualquer deslize de sabotagem.
Quando caímos podemos ficar olhando para os limites impostos pelo solo ou dar a volta e olhar para o espaço infinito oferecido pelo céu, a escolha é nossa.
Quando perceber qualquer possibilidade de auto-sabotagem, delete-a imediatamente. Somos os editores do nosso próprio destino, não permita publicar em sua vida nenhum parágrafo que diminua a beleza da sua história. Nenhum de nós deve passar pela vida sem “acontecer”.
Fonte: www2.uol.com.br/vyaestelar/atitudes_felicidade.htm
domingo, 28 de novembro de 2010

terça-feira, 23 de novembro de 2010
De molho
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Água saiba quais são seus benefícios

É claro e evidente que a água traz muitos benefícios para o nosso corpo sendo assim é muito importante que nos saibamos quais são esses benefícios para que desta maneira nos passamos a ter muito mais motivação para o consumo de água seja ao menos o satisfatório para o nosso organismo funcionar como se deve.
A água tem em uma de suas funções limpar o nosso organismo, ou seja ela ajuda com que o nosso corpo elimine todas as impurezas que nele estão presentes, isso acontece através da urina, outra coisa que ela ajuda o nosso corpo a fazer é de regular a nossa temperatura corpórea, isso acontece através da transpiração, pois como pode perceber que quando nós estamos com muito calor passamos a transpirar cada vez mais.
Para as mulheres traz um outro beneficio muito importante, pois a água ajuda hidratar as células do nosso corpo inteiro, isso é fato, sendo assim ela ajuda com que a pele fique mais viçosa e saudável de uma aparência tão grande que a diferença chega a ser visível, outra coisa que também ela ajuda é na prevenção de celulites, isso por conta de como antes já dito a água tem o poder de eliminar todas as toxinas que de um modo são causadoras deste mal que atinge todas as mulheres.
O que muita gente não sabe é que ela ajuda na redução das infecções, isso por conta de que se o corpo esta bem hidrato o sangue fica bem nutrido assim desempenhando todas as funções necessárias para ajudar com que o nosso sistema imunológico funcione como se deve. Para você ter noção essas são apenas algumas das principais funções que a água faz em nosso corpo, o essencial é que se tome no mínimo dois litros de água por dia, para que assim nós reponhamos o que estamos perdendo diariamente.
Fonte:http://guiagratisblog.com/agua-saiba-quais-sao-seus-beneficios
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Q coisa feia!
Como vc quer ser por dentro

segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Dia de pesagem e dor nas costas... Ui!!!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Auto Estima



Comprinhas light! Passando rapidinho...

segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Dicas para combater a ansiedade durante a dieta

Começar uma dieta é sempre difícil e assim como a pressa é inimiga da perfeição, a ansiedade pode ser uma grande vilã no emagrecimento. Alguns sentimentos como alegria e tristeza produzem reações químicas no nosso organismo, com a ansiedade não é diferente. O resultado pode ser sentido na balança, mesmo por quem segue a dieta à risca.
No desespero de ver os resultados rapidamente, a ansiedade na dieta pode fazer com que a pessoa demore mais para se sentir satisfeita e consequentemente, coma em maior quantidade. A ansiedade durante a dieta também pode gerar comportamentos compulsivos, ou seja, na tentativa de “aliviar” a ansiedade, a pessoa come sem parar.
Como combater a ansiedade durante a dieta?
Para combater a ansiedade durante a dieta, o primeiro passo é programar a dieta de acordo com as suas necessidades. Tenha um objetivo certo e mantenha a disciplina durante todo o processo de emagrecimento.
Evite longos períodos de jejum, faça as refeições nas horas certas e de maneira moderada. Ficar sem comer por um tempo muito prolongado faz a fome aumentar muito e você acaba consumindo mais do que precisava.
Diminua o consumo de bebidas estimulantes, como o chá preto ou o café, pois elas podem deixá-la mais ansiosa durante a dieta. Pratique exercícios físicos por pelo menos 30 minutos diários, até mesmo uma simples caminhada pelo bairro ajuda a gastar energia e colabora na liberação da serotonina, substância responsável pelo prazer, calma e bem-estar. Procure dormir pelo menos oito horas por dia. As noites mal dormidas podem gerar ansiedade.
Para diminuir a ansiedade durante a dieta, descubra outros prazeres além da comida, pode ser estar com amigos, passear. Quando sentir que a ansiedade vai atacar com força total, relaxe, respire fundo e concentre-se nos seus objetivos. Lembre-se que chegar ao peso ideal só depende do seu esforço.
Fonte:http://www.dicasdemulher.com.br/dicas-para-combater-a-ansiedade-durante-a-dieta/
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Borboletas e suas simbologias (minha inspiração)
"De imediato, a borboleta é considerada símbolo da ligeireza e da inconstância. No Japão, ela é o emblema da mulher; mas duas borboletas figuram a felicidade conjugal. Um outro aspecto do simbolismo da borboleta se fundamenta nas suas metamorfoses: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta a que sai dele é um símbolo de ressurreição. É ainda, se se preferir, a saída do túmulo. Um simbolismo dessa ordem é utilizado no mito da Psique, que é representada com asas de borboleta. Entre os astecas, a borboleta é um símbolo da alma, ou do sopro vital, que escapa da boca do agonizante. Uma borboleta brincando entre flores representa a alma do guerreiro caído nos campos de batalha.
Todas essas associações decorrem da associação analógica da borboleta e da chama, do fato de suas cores e do bater de suas asas. Assim, o deus do fogo entre os astecas leva como emblema um peitoral chamado borboleta da obsidiana. O sol, na Casa das Águias ou Templo dos guerreiros era figurado por uma imagem de borboleta.
Um apólogo dos balubas e dos luluas do Kasai (Zaire central) ilustra ao mesmo tempo a analogia alma-borboleta e a passagem do símbolo à imagem. O homem, dizem eles, segue, da vida à morte, o ciclo da borboleta: ele é, na sua infância, uma pequena lagarta, uma grande lagarta na sua maturidade; ele se transforma em crisálida na sua velhice; seu túmulo é o casulo de onde sai a sua alma que voa sob a forma de uma borboleta; a postura de ovos dessa borboleta é a expressão de sua reencarnação (FOVA). Do mesmo modo, a psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento."
Extraído da 20ª edição do fabuloso Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Refrigerante ZERO engorda?

O problema é que mesmo nas versões menos calóricas, os refrigerantes se tornam uma ameaça quando o assunto é derrubar o ponteiro da balança ou a escolha de uma vida saudável. Para te ajudar a entender como os eles interferem nos quilos a menos, o MinhaVida conversou com a nutricionista Daniella Camargo, que aponta os principais problemas da bebida.
Refrigerante na refeição
Já não é novidade que beber enquanto comemos, não ajuda em nada no regime, mas de acordo com a nutricionista Daniella Camargo, quando o assunto é refrigerante o perigo aumenta. "A ingestão de líquidos, principalmente gasosos, dilata o estômago dificultando a digestão e fazendo a sensação de fome reaparecer em poucos minutos", alerta a nutricionista.
É aí que o perigo aparece e a ingestão maior de alimentos aumenta. "Logo depois do almoço já estamos morrendo de fome, já que não ficamos satisfeitos com a refeição, mais sim com a impressão de estômago cheio, graças a ingestão da bebida gasosa", explica. "Dessa forma, abusamos dos petiscos e também comemos mais na refeição seguinte".
Mas, se você acha impossível se alimentar sem colocar nada líquido na boca, a nutricionista dá a dica. "O ideal é não beber nada, ou então optar pelo suco, principalmente cítricas, porque auxiliam na absorção de ferro, encontrado em verduras, leguminosas e carnes, ou ingerir água, que não tem calorias e não engorda", sugere.
Os problemas dos refrigerantes diet, light ou zero estão ligados, em geral, ao aumento do consumo de sódio. De acordo com a nutricionista Daniella Camargo, ele oferece riscos para saúde e para o regime. "Os refrigerantes zero, diet e light não estão liberados na dieta, porque quando se diminui a quantidade de açúcar no refrigerante, é preciso aumentar a quantidade de sódio para compensar o paladar", diz. "O sódio em excesso retém líquido, e com isso aumenta o peso, podendo apresentar problemas para saúde do fígado e rins, por exemplo", explica.
A especialista explica que uma dose de refrigerante normal apresenta, em média, 10mg de sódio, enquanto, a opção light varia de 28 a 39mg para uma quantidade de 200ml (um copo médio). "A dose diária recomendada de sódio é de cerca de 1,5g por dia, isso para pessoas que não são hipertensas", explica Daniela Camargo.
De acordo com a nutricionista, o verdadeiro problema é que as pessoas exageram na dose e costumam tomar refrigerante o tempo todo. "Tomar um copo de refrigerante em um aniversário, por exemplo, não é o fim do mundo. O problema são as pessoas que ingerem, no mínimo, três copos por dia. É ai que os riscos aparecem", diz a nutri.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Dia de pesagem. De 89 para 74 quilos

Como não poderia deixar de ser estou super feliz. Já consegui bater mais outra meta. A de eliminar 15 quilos.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
A dieta q eu faço: Dieta dos Pontos

Aprenda a manter o equilíbrio corpóreo com esse conceito baseado no bom senso, no prazer de viver e na ciência.
PRINCÍPIOS DA DIETA
Os 5 mandamentos do Dr. Alfredo Halpern, endocrinologista e criador da Dieta dos Pontos:
1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça;
2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer;
3- Não há alimento proibido. O segredo é não exagerar em nada;
4- É possível comer bem e ter um peso normal;
5- Obesidade é uma doença e, às vezes, seu tratamento requer a intervenção de medicamentos. Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.
O QUE É?
É um método que favorece o processo de reeducação alimentar. Ele parte de uma lógica simples de entender. Tanto o gasto de energia do organismo como a quantidade de energia contida em cada alimento são representados por pontos (1 ponto equivale a 3,6 calorias). Se você consome a mesma quantidade de pontos que seu corpo gasta, mantém o peso. Se consome menos, emagrece.
VOU PASSAR FOME FAZENDO ESTA DIETA?
Não existe forma de emagrecer sem que haja certo grau de sacrifícios, principalmente na fase de adaptação. O certo é que você não vai comer menos que seu organismo precisa para ficar saudável.
A proposta do endocrinologista Alfredo Halpern, um dos especialistas mais respeitados no Brasil, é dar liberdade para você montar o seu cardápio, desde que respeite uma cota. "Milagre não existe: qualquer um que coma sem critério e a mais do que precisa vai engordar. Não proíbo nenhum alimento, mas também não digo que pode comer à vontade."
Nesse regime, Halpern transformou as torturantes calorias numa pontuação (cada ponto vale 3,6 calorias) e estabeleceu uma cota de consumo diário. Para saber a pontuação dos alimentos, é preciso consultar tabelas. Se ultrapassar o limite, você tem comer menos no outro dia.
O primeiro princípio, que agora você já conhece, é saber quanto pode comer. O segundo é selecionar bem a comida. "Quem quiser passar o dia inteiro à base de chocolate até pode. Mas não está aprendendo a se alimentar direito, fundamental para garantir a manutenção do peso", diz Halpern.
O ideal é seguir a pirâmide alimentar. "Essa ainda é a melhor fórmula de comer bem, com direito a tudo, e de forma saudável." Traduzindo para o cardápio, 55% do que você coloca no prato (165 pontos) devem vir dos pães, massas, cereais, de preferência integrais (todos esses carboidratos energéticos), e das frutas, verduras e legumes (carboidratos reguladores). De 15% a 20% (60 pontos) precisam vir das carnes, do leite, iogurte e queijo — especialmente as versões magras — e do feijão (proteínas). E 25% (75 pontos) podem ser originários da gordura, na forma de óleo, azeite, manteiga, frituras, mas sem esquecer que ela já está embutida em vários alimentos, como carnes e pratos prontos.
Doces, que também fazem parte do grupo, podem ser incluídos, mas com moderação. Leia-se em doses pequenas — o ideal é que sejam consumidos só nos fins de semana.
PRA COMEÇAR...
Faça o cálculo correto, isso varia muito conforme biótipo, peso, altura, sexo, idade e atividade física. Calcule aqui , não fique indo nas ondas das revistas de q tem q ser 300 pontos pra mulher e 400 pra homens, repito, depende muito do corpo de cada um!
Monte a tabela completa...
Pra conseguir a tabela completa vc pode ir juntando diversas tabelas de calorias e dividir tudo por 3.6, ou assinar o site do Dr. Alfredo Halpern.
Edite sua tabela e cole num caderninho/agenda
O último passo para você garantir o sucesso do programa é adotar um diário alimentar. "Quando você anota o que comeu, presta mais atenção ao que põe no estômago e reduz infinitamente os excessos", garante o criador da dieta. Ele deve estar certo. Afinal, manter uma dieta na boca das mulheres por mais de três décadas não é para qualquer um. Calculadora na mão!
É legal comprar um caderninho bem do seu gosto (aquele q vc vai querer levar e usar), eu ainda prendi uma caneta com uma fitinha no espiral, assim não tem desculpa de anotar. Cole a tabela com os seus alimentos, tente fazer algo personalizado! Mas cole tudo o q vc gosta, mesmo aqueles alimentos de uma vez no ano, ou q vc comeu 1 vez na vida e nunca mais. Se vc tirar esses alimentos, vai chegar o momento em q vc os comerá de novo e daí cadê os pontos?
Comece a anotar tudo (até balinha) por uns 3 dias, sem se policiar muito, ou seja, antes de inicia a dieta pra valer. Calculando no fim do dia, vc conseguirá identificar as coisas desnecessárias q comeu por gula ou compulsão.
Com o tempo, vc decora os alimentos q mais ingere no dia-a-dia e tbem aprende a fazer trocas saudáveis de alimentos parecidos.
MONTE A DIETA DOS SEUS SONHOS
Depois q vc começar pra valer (ontem?!). O controle dos alimentos terá de ser bastante rigoroso. Até mesmo uma balinha precisa ser contabilizada. Não há restrição de nenhum alimento, desde que não sejam ultrapassados os pontos pré-estabelecidos. Ou seja, você pode comer uma barrinha de chocolate, que vale 45 pontos, mas terá de compensar no decorrer do dia consumindo alimentos que valem menos pontos, como a maçã (14 pontos), por exemplo.
Se tiver uma balança de cozinha, melhor ainda
Nos casos em q vc mesma prepara sua comida, o legal é ter uma balancinha e ir pesando as porções pra ter mais exatidão, no início eu achava chato mas funciona melhor, p. ex. antes eu contava 1 concha de feijão meio de “olho”, mas pesando vi as diferenças entre as conchas e se tem mais ou menos caldo, no final, descobri q podia comer bem mais até o fim do dia! Isso tbem é muito válido nos casos das carnes.
Claro q se vc come fora, não fique se martirizando com exatidões, não serão 5 ou 6 pontos q farão a diferença na sua nova cintura. Ah, em restaurantes tipo bufê são usadas colher de servir (colher de arroz) ou escumadeira.
PRINCIPAIS MANDAMENTOS
Faça conversões: Sempre que necessário faça as conversões das medidas caseiras:
1 col. de sopa = 3 col. de chá - 1 col. de arroz = 2 col. de sopa - 1 escumadeira média = 5 col. de sopa
1 concha média = 5 col. de sopa - 1 xícara de chá = 7 col. de sopa
O que usar à vontade (ZERO PONTOS)
Os temperos que não valem pontos são: • aceto balsâmimo• alcaparras• alecrim• alho• baunilha• canela• cheiro-verde• coentro• cominho• curry• cravo • ervas finas• estragão• gengibre• hortelã• louro• manjericão• manjerona• mostarda em grãos• orégano• páprica• pimenta • pimenta-do-reino• raiz-forte• sal• salsa• sálvia• shoyu• suco de limão• tomilho• vinagre• Você também pode usar adoçante dietético à vontade.
Frutas verduras e legumes
Na tabela completa cada alimento tem seu pontos, mas vc pode usar uma resumida, somente nos casos de frutas e verduras e legumes, como segue abaixo
ZERO PONTOS
Verduras: Acelga, agrião, alface, alga-marinha, almeirão, chicória, couve, erva-doce, escarola, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsão, taioba, tomate.
Bebidas: Água, café, chá, limonada (tudo sem açúcar)
10 PONTOS - Legumes (para 2 colheres de sopa)
Abóbora, abobrinha, alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, broto de bambu, broto de feijão, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, cogumelo, couve-flor, ervilha fresca, palmito, quiabo, vagem.
11 PONTOS – Frutas
Abacate (1/4 de unidade pequena), Abacaxi (1 rodela pequena), Abricó (1/2 xícara de chá), Ameixa (2 unidades pequenas), Amora (1 pires de chá), Banana-maçã (1 unidade), Banana-nanica (1/2 unidade), Banana-ouro (2 unidades) , Banana-prata (1 unidade), etc.
Veja algumas recomendações:
No caso de produtos industrializados, a precisão será maior se você dividir o total de calorias indicado no rótulo por 3,6 (que é o valor de 1 ponto).
Na tabela você também vai encontrar algumas preparações que são fritas, como a coxinha de galinha. No entanto, aprenda este truque: ao ler, por exemplo, os pontos de um filé de frango ou de qualquer outro alimento sem nenhuma especificação da forma de preparo, eles se referem a uma preparação assada, grelhada ou cozida.
Se a comida for preparada com fritura simples, aquela de imersão, então você deverá multiplicar os pontos indicados na tabela por 3. Já se for um prato à milanesa ou empanado, você deverá multiplicar os pontos da nossa tabela por 4.
Nas grandes refeições, como almoço e jantar, você deve descontar 15 pontos logo no início. Esses pontos se referem ao tempero usado na cozinha para preparar a comida. Eles incluem até o óleo do preparo— que pode ser qualquer um de sua preferência, como soja, milho, girassol, canola ou azeite de oliva.
O tempero acrescentando à mesa deve ser computado à parte. Portanto, além dos 15 pontos de cada refeição, você deverá descontar o molho da salada ou aquele fio de azeite sobre uma fatia de pizza, por exemplo.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
Evite líquidos durante as refeições.
Anote diariamente os alimentos consumidos, suas quantidades e o número de pontos para saber se o total foi ultrapassado e se será necessária a compensação no dia posterior. Se vc exagerou demais, não adianta ficar passando fome o resto da semana por cau
Faça alguma atividade física.
Ela é uma das maneiras mais eficazes e prazerosas formas de perder peso. Não é para menos: você conhece algum método que lhe dá direito de comer o que quiser e que promete enxugar de 3 a 5 quilos da sua silhueta por mês? Assim é a Dieta dos Pontos.
O CRIADOR
Em vez de restringir alimentos calóricos, contar ponto a ponto cada item consumido durante o dia. É essa a premissa da Dieta dos Pontos, criada há cerca de 30 anos pelo endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).
O Sistema de Pontos é uma filosofia, não uma dieta. Eu me formei em 1966 e, quando fui trabalhar no consultório, em 1969, já tinha feito residência em clínica médica, estava fazendo endocrinologia e aprendia de tudo, menos como resolver o problema da maioria de meus pacientes: o excesso de peso. Na verdade, de 70% a 80% da clientela de um endocrinologista é constituída por gente que quer emagrecer. Diante disso, pensei: já que o problema é esse, vou tentar resolvê-lo direito.
Naquela época havia pouco material sobre obesidade. Agora, há uma enxurrada tão grande que não é mais possível acompanhar tudo o que se publica a respeito do tema.
Observando o que acontecia, minha primeira conclusão foi que todo o mundo fazia uma dieta burra, parecida com a do Dr. Atkins: carne, verdura, duas colheres de arroz, uma de feijão, salada e quatro frutas por dia. Conseqüentemente, ninguém agüentava segui-la por muito tempo. Foi, então, que me surgiu a idéia de que uma dieta só funcionaria se o indivíduo pudesse comer de tudo e comecei a catalogar os alimentos atribuindo a cada um deles uma unidade chamada pontos. Não se trata de nenhuma novidade porque quem inventou os pontos foi Deus quando criou as calorias. Cada ponto vale 3,6 calorias.
No Sistema de Pontos, a pessoa pode comer de tudo, mas precisa ir anotando o que comeu para controlar o número de pontos ingeridos num dia e que não pode ultrapassar uma quantidade previamente calculada de acordo com seu peso, idade, sexo e atividade física.
Não adianta nada a pessoa conhecer a tabela de pontos se não houver certa interação com uma nova filosofia que pressupõe conhecimento do processo e determinação.
Hoje vou comer feijoada, mas amanhã farei refeições menores para compensar. Nas dietas tradicionais o que acontecia? O sujeito quebrava o regime e comia feijoada. Pronto! Achava que tinha estragado tudo e desistia da dieta. No Sistema de Pontos, feijoada não é um prato proibido desde que no dia seguinte a pessoa consiga compensar a extravagância ingerindo menos calorias.
Currículo
· Professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
· Chefe do Grupo de Obesidade e Doenças Metabólicas do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
· Chefe Clínico do Grupo de Obesidade do Hospital Israelita Albert Einstein.
· Responsável pela disciplina "obesidade" da Pós-graduação da Universidade de São Paulo
· Vice – presidente da IASO ( Internacional Association for the Study of Obesity) para a América Latina.
· Representante sulamericano da força tarefa para o combate a obesidade ( da Organização Mundial da Saúde).
· Fundador e ex. Presidente da ABESO (2 mandatos) - 1988-1990 e 1997-1999
Para calcular SUA cota de pontos diários, vá em http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/calculadora.shtml
Site do criador da dieta: http://www.abeso.org.br/alfredohalpern/
terça-feira, 26 de outubro de 2010
De tamanho 46 para 44. Super feliz!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Projeto véspera de Natal

sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Circulação
A dieta alimentar é um fator importante para manter a circulação do sangue livre de coágulos perigosos e placas de gordura. Para isso a dieta deve conter alimentos ricos em antioxidantes e "gorduras do bem" que elevam a quantidade de "bom colesterol" HDL. Ao mesmo tempo deve-se evitar alimentos ricos em "colesterol ruim" LDL, como frituras e carnes gordurosas. Níveis elevados LDL estão relacionados com arteriosclerose, doença vascular, infarto do miocárdio e ataque cardíaco.
Alimentos que podem elevar a quantidade do bom colesterol HDL e diminuir o LDL:
* Óleos vegetais
* Nozes
* Azeite de oliva
* Abacate
* Amendoim
* Morango
* Beterraba
* Ameixa
* Pimenta vermelha
* Laranja
* Brócolis
* Uva
* Espinafre
* Maçã
* Batata
* Tomate
* Milho
* Banana